Artigos em destaque

terça-feira, 26 de junho de 2012

Quem somos?

Foi inaugurado dia 26 de junho de 2012 o Por Sinais: LIBRAS em discussão, um blog criado como ferramenta de estudo para quem quiser conhecer a Libras e a comunidade da onde ela provem: a comunidade surda. Cada postagem estará aberta para discussões, sugestões e a possíveis correções.

Objetivos
Nossos objetivos são:
- Suprir a falta de espaço organizado para discutir questões da Libras e o que se deriva dela;
- Ajudar aos demais que estão aprendendo a Libras e criar um fórum de discussão e reflexão;
- Ser um blog para estudantes tanto da gramática, quanto das políticas e cultura;
- Buscar interação com áreas afins, como outros blogs desta mesma temática;
- Ser instrumento aos colaboradores, promovendo conhecimento também aos escritores;
- Publicar nossa forma de pensar e opinião.

Temáticas
Toda segunda tínhamos novas postagens que englobavam três assuntos: gramática, que englobava aspectos linguísticos da língua, bem como sugestões de livros, cultura surda, com materiais que englobavam a temática e políticas públicas, criando um observatório na mídia e nas leis, referente as políticas empregadas quanto ao uso da Libras na educação e na sociedade em geral.
Na coluna ao lado estará sempre disponível uma ferramenta oferecida pelo Google por meio do Blogger, que filtra notícias referente a comunidade surda e a Libras. Estamos então abertos a sugestões caso veja alguma notícia que desejar discutir. Ao lado também há a Rádio em Libras, onde coloco todos os vídeos de músicas interpretadas no Youtube que são fiéis à gramática da Libras, pois muitos são os vídeos na internet que mostram o português sinalizado, sendo um péssimo material de estudo e, portanto, péssima influência.

Colaboradores
Cesar Braz nasceu em 1990 e é solteiro. Conheceu a Libras em 2008 e se apaixonou pela sua estrutura e pelos Surdos. Desde então começou a se aprofundar, fazendo um curso informal de Libras em uma Ong e ficou fluente em Libras concluindo o curso pela DERDIC - PUC/SP. Atualmente é Professor Interlocutor de Libras e criador do [Por Sinais: LIBRAS em discussão]. Psicólogo pela Universidade Metodista de São Paulo, pós-graduado em Tradução e Interpretação - Libras/Português pela Unoeste e pós-graduado em Psicologia Junguiana pela Facis/Ijep. Acesse o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6662193031699124.

Além disso é aprendiz de violonista clássico. Mora em São Bernardo do Campo/SP e faz parte da Igreja Presbiteriana do Brasil - IPB. Acumula cargos especiais de irmão, filho, sobrinho, enteado, sobrinho-neto, primo e padrinho de casamento[s]. 

Nossos objetivos nos levarão a ficarmos antenados as notícias e apreender os temas de estudo, a desenvolver forma de escrita acessível ao público leigo, a ter contato com intérpretes e blogueiros para parcerias e realizar atividades e reflexão e fixação das disciplinas.

Ainda agradecemos a tecnologia Blogger, ao Youtube, ao Google e ao DesignDisease que foi o criador do layout do blog, que estão tornando este espaço real.

Esse blog encerrou-se em 2015 mas continua a disposição para inspiração, conhecimento e história da Libras nesses anos em que esteve o blog no ar.

Para falar comigo, envie um e-mail para psicologo.cesarbraz@gmail.com.