Artigos em destaque

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

DERDIC PUC SP

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (DERDIC). A DERDIC é uma Unidade Suplementar da PUC-SP, vinculada academicamente a Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde - (FACHS), com administração própria, subordinada à Fundação São Paulo.
São mais de 50 anos de história e seu curso de Libras é bem conhecido, por terem grande experiência em educação de surdos e na promoção da acessibilidade.
Provavelmente nesta época do ano as matrículas estão encerradas, porem no final do ano abrem-se as matrículas. A maioria de seus professores são surdos graduados, com formação como instrutor de Libras, agentes multiplicadores do MEC/FENEIS e certificados pelo exame de proficiência em Libras, promovido pelo MEC - PROLIBRAS. 
Sua sede fica na Rua Profª Drª Neyde Apparecida Sollitto, 435 - São Paulo/SP, porem as aulas estão disponíveis em 6 bairros diferentes.
Para quem quer mergulhar na área, vai ter bastante aproveitamento em um curso de experiência, com profissionais qualificados.
Para conhecer melhor a DERDIC e saber sobre o oferecimento dos cursos, acesse o site do Diretório: http://www.pucsp.br/derdic/

_________________________________________________________________________
Cesar Braz é intérprete e instrutor de Libras. Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, especializado em Tradução e Interpretação - Libras/Português. Criador do [Por Sinais: LIBRAS em discussão].

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Libras é uma língua?

Muitos de meus amigos tem questionado a mim se a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é realmente uma língua, tal como a Língua Alemã, Japonesa ou Português são. Gostaria de esclarecer isso hoje aqui.
A Libras é uma língua proveniente da comunidade surda do Brasil, e possui estrutura gramatical própria, identificada nos níveis linguísticos fonológico, morfológico, sintático e semântico.

No Brasil, a Libras foi reconhecida oficialmente e tardiamente, pela Lei 10.436 de 24 de abril de 2002 como a 2ª língua oficial de nosso país, justamente por ter tido origem em nosso país e por ser reconhecida como língua. De lá pra cá, muitas outras mudanças estão acontecendo, como o reconhecimento da profissão de Tradutor e Intérprete de Libras, quanto a regularização do ensino nos cursos de licenciatura nas universidades.
Interessante atentar para a condição da lei (disponível no link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm) que diz respeito da Libras não poder substituir a modalidade escrita do português, diferente de outros países que vem usando a Sign Language.

O que nas línguas orais-auditivas é considerado 'palavra', em Libras são sinais. Estes são formados a partir da combinação de um movimento de mãos com um determinado formato, em determinado espaço, podendo ser uma parte do corpo ou a frente. Estas articulações de mãos se comparam aos fonemas.
Sem falar que a Libras é comparável em complexidade e expressividade a qualquer língua oral, podendo livremente expressar idéias sutis, complexas e abstratas. Com esta língua, como toda outra, é possível discutir filosofia, política, moda, esportes, humor, contar histórias, criar e contar poesias e peças de teatro.
Espero então que, da próxima vez que você for questionado sobre esta língua, tenha certeza em afirmar que sim, a LÍNGUA Brasileira de Sinais é uma língua.


_________________________________________________________________________
Cesar Braz é intérprete e instrutor de Libras. Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, especializado em Tradução e Interpretação - Libras/Português. Criador do [Por Sinais: LIBRAS em discussão].