segunda-feira, 16 de julho de 2012

Quem é a pessoa surda?

Pessoas! Navegando no site Vez da Voz encontrei este vídeo simples e pensei nos leitores e em todo tipo de pessoas que ainda não conhecem o surdo e a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Este vídeo de 4 minutos explica de modo simples expondo a verdadeira face do surdo e da 2º língua oficial do Brasil.:

Por lei desde 2002, a Língua Brasileira de Sinais é a segunda língua nativa do Brasil. Vários trabalhos agora
estão surgindo, que estão criticando médicos, familiares, professores e fonoaudiólogos que querem curar a surdez e obrigar o surdo a "falar".

Me interessei pela cultura surda, principalmente o fato de, que por serem surdos, tiveram algumas consequências. Consequências que nós, ouvintes, nunca imaginariamos, pois na maioria das vezes o que acontece quando somos ouvintes e só nos relacionamos com ouvintes é acreditar que 'ouvir' é o padrão para ser um cidadão, com seu desenvolvimento cognitivo assegurado. Acontece que os surdos podem sim serem ativos na sociedade, presidentes, governantes, pesquisadores, etc.

As consequências de não-ouvir é o nascimento e a conservação de uma cultura, que não ouve, estão livres da poluição sonora, tem sentidos de visão, olfato, paladar, enfim, todos mais aguçados pela falta da audição. Por experiência própria, asseguro que são extremamente sinceros, de modo que, ao reconhecer alguem como amigo, confiam fielmente nele, se não gosta de algo, assume sem receio, e isso é marcante na cultura surda, levado com normalidade pelos surdos e por quem convive com tais.

“Por que a sociedade não aceita a língua de sinais? Eu devo me apropriar do português? Porque não a sociedade se apropria da LIBRAS? Não é porque os ouvintes são maioria que deve ser considerado como padrão de normalidade.

Regiane, formada em pedagogia e mestranda comentou em sua entrevista no site da Feneis:
Ela conta que uma vez foi reprimida pela mãe enquanto conversava com um colega usando língua de sinais. Para a mãe, ela correria o risco de “perder a fala”. “É a minha língua, e percebi que ela era proibida”, disse. (http://www.feneis.com.br/page/noticias_detalhe.asp?cod=1285 )

Agora o Brasil está em desenvolvimento e ainda está longe do que é considerado ideal nas diversas relações do surdo na sociedade (na educação, nos eventos culturais, nas igrejas, na lei), porem os primeiros passos foram dados (passos beeem tardios) que foi o reconhecimento da língua como nativa do Brasil.

Quem quiser saber mais, só deixar um comentário.
Para quem quer conhecer e aprender esta língua, recomendo o curso oferecido pela Conexão Surda:

DERDIC - PUC SP
Rua Profa Neyde Apparecida Sollitto, 435 - Vila Clementino
São Paulo/SP
Tel: 11 5908-8000

_________________________________________________________________________
Cesar Braz é intérprete e instrutor de Libras. Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, especializado em Tradução e Interpretação - Libras/Português. Criador do [Por Sinais: LIBRAS em discussão].

0 comentários:

Postar um comentário