segunda-feira, 3 de setembro de 2012

PL 2040/11 - Oferecimento do ensino da Libras na Educação Básica

Artigo disserta sobre detalhes do projeto de lei que prevê o oferecimento do ensino da Língua Brasileira de Sinais para os alunos matriculados no Ensino Básico.
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou no dia 22 de agosto de 2012 a proposta que torna obrigatória a oferta do ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para os estudantes de todos os níveis e modalidades da educação básica, nas instituições públicas e privadas de ensino. Segundo o texto do projeto, as escolas também deverão reservar ao menos uma vaga para um professor surdo, exceto se não houver profissionais disponíveis. O texto aprovado é substitutivo do deputado Walter Tosta (MG) ao Projeto de Lei 2040/11, do Senado.
Atualmente, o PL 2040/11 torna obrigatório o ensino de Libras apenas para os alunos surdos. Agora, o relator ampliou essa exigência e também acolheu sugestões do PL 2391/11, do deputado Pastor Marco Feliciano (SP), que prevê a presença de professores surdos nas escolas.
O substitutivo estabelece que as condições de oferta do ensino de Libras serão definidas em regulamento dos sistemas de ensino. Esses regulamentos deverão dispor sobre a necessidade de professores bilíngues, de tradutores e intérpretes e de tecnologia de comunicação em Libras; e sobre o acesso da comunidade estudantil ouvinte e dos pais de alunos com deficiência auditiva ao aprendizado de Libras.
Se o projeto virar lei, as escolas terão o prazo de três anos para cumprir as exigências. O deputado Walter Tosta afirma que a proposta é complementar ao Projeto de Lei 6706/06, que trata do mesmo tema e já foi aprovado pela Câmara. Esse projeto aguarda votação no Senado.

O PL 2040/11 ainda será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário. Enquanto isso aguardamos quais os pareceres destas comissões. Até o momento, tenho identificado como um bom projeto, visando posicionar a Libras como, de fato, nossa 2ª língua. Prioridade esta, que deve ser dada mais do qualquer outra língua, depois do português. Aos passos de tartaruga vamos nos aproximando de um posicionamento coerente com a realidade de nossa segunda língua brasileira.
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Cesar Braz é intérprete e instrutor de Libras. Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, especializado em Tradução e Interpretação - Libras/Português. Criador do [Por Sinais: LIBRAS em discussão].

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