segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Surdo pode dirigir, mas deve usar adesivo em carro; veja como obter

No Brasil, há cerca de 10 mil motoristas surdos, e eles foram tema de reportagem do programa AutoEsporte da Rede Globo no domingo dia 10 de setembro de 2012.
Quem é surdo pode obter a carteira de habilitação, uma vez que o principal sentido exigido para essa prática é a visão. Porém, é necessário que o motorista que não ouve utilize um adesivo no veículo com o símbolo internacional de surdez -uma exigência pouco conhecida. (clique aqui e veja o símbolo obrigatório)
O símbolo serve para alertar os demais motoristas de que o condutor do veículo tem deficiência auditiva, o que gera maior segurança e respeito à condição especial do condutor no trânsito, já que ele não pode, na maioria dos casos, escutar a sirene de uma ambulância, de polícia, ou mesmo busina.
A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) orienta sobre como obter o adesivo; para entrar em contato, entre no site www.feneis.org.br

_________________________________________________________________________
Cesar Braz é intérprete e instrutor de Libras. Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, especializado em Tradução e Interpretação - Libras/Português. Criador do [Por Sinais: LIBRAS em discussão].

0 comentários:

Postar um comentário