segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dia do surdo

Dia 26 de setembro de 2012, Quarta-Feira, comemorou-se o dia nacional do surdo. Os surdos correspondem a uma grande parcela da população, porem são poucos os lugares que os reconhecem. Percebe-se poucos programas televisivos com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), poucas empresas e uma minoria da população que conhece a comunidade surda e sua língua, apesar desta ser a segunda língua oficial da República Federativa do Brasil.
O dia nacional vem para lembrar a história deste povo e lembrar a necessidade de focar a atenção para este público. Um dos problemas é a questão de alguns pais desconhecerem a própria Libras, que torna o convívio familiar frágil. Outros problemas são a péssima forma do governo fazer inclusão, alem de existirem poucos intérpretes no mercado de trabalho. 

Parabéns aos surdos pelas conquistas, e a luta continua!


_________________________________________________________________________
Cesar Braz é intérprete e instrutor de Libras. Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, especializado em Tradução e Interpretação - Libras/Português. Criador do [Por Sinais: LIBRAS em discussão].

0 comentários:

Postar um comentário