segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Cão que foi abandonado por ser surdo aprende língua de sinais


Os primeiros meses de vida de Horus foram na rua em meio a usuários de drogas. Acabou sendo levado a um lugar onde padeceu muito antes de ser adotado. Sob o cuidado amoroso de sua tutora, Rosie Gibbs, o cão inteligente tem se destacado em aprender uma língua de sinais e agora sabe mais de 50 comandos.
Horus foi recolhido pela ONG "Dogs Trust", na Escócia, quando ele tinha apenas alguns meses de idade. Ele foi adotado logo depois, mas seus "pais adotivos" o devolveram depois de um ano porque não podiam controlá-lo, por ser surdo. Então o cão passou outros 18 meses trancado em canis à espera de um novo lar. Felizmente, Rosie chegou e adotou Horus, que estava especificamente à procura de um cão surdo. Rosie é uma entusiasta em língua de sinais e queria mostrar que cães surdos podem aprender uma língua surda.
Ela levou Horus para casa e em duas semanas ele tinha aprendido 15 comandos. Ela diz: "Ninguém queria levá-lo por causa de seu comportamento. Ele costumava ficar agressivo quando estava entre cães e pessoas, mas depois que ensinamos alguns comandos, Horus começou a entender e passou a ser um animal de estimação brilhante!".
Ela treina Horus com uma forma básica diferenciada da língua de sinais ensinada às crianças em seu país. Em 5 anos Horus memorizou 56 comandos, conheceu uma série de truques e ganhou inúmeros prêmios, como o prêmio "Bom Cidadão" no Kennel Club. Rosie, explica: "Um cão surdo não consegue, obviamente, ouvir você, assim você não pode, por exemplo, chamá-lo de volta, por isso eu tinha que treiná-lo com "truques" a cada 20 segundos. Estes truques eram os sinais da Língua de Sinais de meu país".
Ela disse que Hórus não pode ouvir, mas seus outros sentidos são mais fortes. Ela descreve: "Ele pode me dizer quem está no outro lado da minha cerca do jardim apenas por seu faro e pela sombra. Se eu entrar em uma sala, ele percebe a mudança de luz e se vira para ver quem é."
Rosie ajuda outros donos de cães surdos e incentiva os outros a não ignorá-los, pois são animais de estimação em potencial. "As pessoas pensam que cães surdos são diferentes e estúpidos e que não podem ser treinados, mas Horus é uma prova de que isso é possível. Ele é um membro da família."
Veja o vídeo que mostra Horus obedecendo alguns comandos:



_________________________________________________________________________
Cesar Braz é intérprete e instrutor de Libras. Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, especializado em Tradução e Interpretação - Libras/Português. Criador do [Por Sinais: LIBRAS em discussão].

10 comentários:

Anônimo disse...

compartilharei para que sirva para outros animais,obrigada anjo Rosie !

Anônimo disse...

Rosie esqueceu de falar na linguagem do coração.

Unknown disse...

Tudo é possível.

Andréa M disse...

Maravilhoso!

Fabio Heimbeck disse...

Como faz pra desenhar 1 milhão de corações aqui?

Unknown disse...

Lindo demais! incrível!

karina anjos disse...

<3

Anônimo disse...

parbens pela sua atitude , DEUS com certeza esta vendo seu lindo geste d amor e respeito amoei parabens bjs continue assim

Kleber Miguel disse...

Caro Cesar, permita-me compartilhar?
Um abraço. Kleber Miguel (futuro aluno de LIBRAS - Derdic/PUC Consolação)

Anônimo disse...

Claro, Kleber!

Postar um comentário