segunda-feira, 18 de março de 2013

20 idéias para girar o mundo - Sustentabilidade

Sabemos que procurar sinais em Libras acerca do tema "Sustentabilidade" é um parto. Pensando nisso, postamos aqui as mini-conferências organizadas pela UNESCO.

20 idéias para girar o mundo se trata de uma série de vídeos publicados em junho de 2012 de 20 personalidades reconhecidas por seu trabalho de promoção do desenvolvimento humano, econômico e socioambiental. Este projeto é uma contribuição da UNESCO no Brasil para o debate sobre a sustentabilidade e o futuro do planeta. Os vídeos tem até 7 minutos e reúnem idéias e reflexões sobre o desenvolvimento sustentável. Os vídeos foram produzidos em colaboração ao Rio+20. A parceria foi entre a UNESCO e a Pacto Audiovisual, TAL e a Petra Energia. Os participantes do projeto foram provocados pelas seguintes questões:


1.    Qual é o seu conceito de sustentabilidade?

2.    Como podemos tornar o mundo mais sustentável, tendo em mente as três dimensões da sustentabilidade – a econômica, a ambiental e a social – tanto no Brasil quanto no mundo?
3.    Quais deveriam ser as prioridades e por onde devemos começar?
4.    Qual é a responsabilidade do indivíduo na construção da sustentabilidade?
Com foco na diversidade de opiniões e pautada pelo respeito à liberdade de expressão, a equipe da UNESCO no Brasil selecionou uma lista de personalidades de destaque no país e de diferentes áreas profissionais, acreditando que essas pessoas têm algo de concreto e interessante a dizer. Ideias e pensamentos que acrescentam qualidade às discussões sobre a sustentabilidade do planeta.


Sinais em sustentabilidade
Os vídeos estão todos traduzidos em Libras, e você pode aproveitar para aprender alguns sinais sobre sustentabilidade. Inclusive, "Sustentabilidade" foi tema dos vídeos a serem traduzidos da 2a fase do Prolibras 2013.






_________________________________________________________________________
Cesar Braz é intérprete e instrutor de Libras. Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, especializado em Tradução e Interpretação - Libras/Português. Criador do [Por Sinais: LIBRAS em discussão].

1 comentários:

Anônimo disse...

muito legal,estou fazendo um trabalho sbre isso e ameie

Postar um comentário