segunda-feira, 11 de março de 2013

Como pular número de página no Word?

Pensei que o blog fosse apenas uma ferramenta para discussão da Libras, mas pelo visto há alguns universitários entre nós. Pensando neles (e tambem em mim) foi que resolvi criar um pequeno tutorial sobre numeração de páginas no Word 2010.

Aprenda a fazer sua monografia de TCC ou tese sem ter que separar capa e contracapa do texto, afim de fazer com que o texto inicie com a página 3.

Quando a gente não sabe, procuramos o nosso Gugol querido. Investigando e juntando informações aqui e ali, conseguimos elaborar um tutorial para você, pesquisador

Como pular numeração de páginas no Word

É fácil, até o Sonic sabe pular a numeração!
O problema da numeração automática das páginas é quando queremos que ela não apareça em uma determinada página. Muita gente dá aquele jeitinho e coloca uma caixa de texto branca sem contorno em cima do número. Mas imagine se você precisar mudar essa página de lugar? Lá vai você mexer na caixa de texto, vai dar a maior dor de cabeça.
Fazer isso não é legal. Mas se você, como eu, já passou horas e horas na frente do computador queimando os neurônios – para tirar o número da capa, folha de rosto, sumário e etc, a caixa de texto cai como uma mão na roda.

--> Pense como o Word
Pra alegria geral dos universitários, fazer o Word trabalhar é mais fácil do que parece. Basta pensarmos como ele pensa: os cabeçalhos e rodapés são todos vinculados, ligados. Um cabeçalho é igual ao outro porque tem vínculo com seu anterior. Uai, então bora quebrar este vínculo!
Ao desfazer um vínculo, cria-se uma nova seção. Daí funciona assim: você quer que a partir da introdução comece a numerar. Aí você tira o vínculo que há entre a introdução e as X páginas iniciais. Pronto: há uma seção pra capa, folha de rosto, sumário e etc, e outra para o desenvolvimento do trabalho. Entendeu? Sei, estamos teóricos demais.


Como é que eu faço esse monte de coisa que você falou?
Para criar uma nova seção, você deve ir até a guia Layout da Página e clicar em Quebras, depois em Quebras de Seção – Próxima página. Pronto. Sheramanaia!
Agora, resta-nos desvincular o cabeçalho ou rodapé ao anterior. Clique nele e perceba que agora há a marcação “- Seção 2 -”. Neste momento sublime, há um botão escrito Vincular ao anterior na barra superior. Clique nele e corra pro abraço: tudo o que você fizer neste cabeçalho não influenciará no anterior.
Então você já pode inserir o número de páginas como já sabemos, clicando em Número de páginas -> e etc. Clicando em Número de páginas -> Formatar número de páginas.. você pode alterar o número da página que você quer que tenha sua página:



Desta forma, você desvincula esta página das outras e pode colocar o número que quiser a partir da introdução!
Agora pare de dizer que você não consegue e vai testar! Dúvidas? Poste nos comentários!


_________________________________________________________________________
Cesar Braz é intérprete e instrutor de Libras. Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, especializado em Tradução e Interpretação - Libras/Português. Criador do [Por Sinais: LIBRAS em discussão].

47 comentários:

Marys disse...

Me ajudou muiiiiiiiiiiiito! Obrigada

Anônimo disse...

Muito bacana, né? Obrigado, Marys!

Cah disse...

Nossa, não entendi em nenhum site, ainda bem que achei o seu, deu certo!!! Obrigada!!

Anônimo disse...

Compartilhe, Cah! Eu tambem procurei tanto, que resolvi criar este tutorial quando descobri, Abraço!

Anônimo disse...

Nossa!!!Valeu mesmo Cesar!!!Me formei faz 4 anos e até hoje não sabia disso!!!kkkk....obrigado!

Carol disse...

Perfeito! Obrigada!! Salvou minha noite de sábado!

Um abraço.

Anônimo disse...

Tamo junto, Anônimo e Carol!

Anônimo disse...

Uauuu, Perfeito! Adorei! Obrigada!

Unknown disse...

ameiiiiiiii a explicação... foi a única que entendi... simples e direta... Obrigadaaa =D

Anônimo disse...

Valeu mesmo ! Abç

Anônimo disse...

Muito obrigada, foi de grande ajuda! parecia um bicho de sete cabeças...

Anônimo disse...

Valeu mesmo!!! É tão simples, mas ao mesmo tempo tão difícil! rsrsrs
Com a ajuda foi fácil!!!

Anônimo disse...

Me ajudou demais, não sabia fazer isso, complicava na hora de converter word em pdf.

Anônimo disse...

Muito boa explicação! Procurei em vários sites, mas você foi muito mais simples e direto, adorei! Parabéns!

SAMANTHA disse...

nossa não entendi nada :(

Anônimo disse...

Mas no meu a opção "Quebra" não pode ser utilizada :/ Como faço?

Anônimo disse...

Obrigado ao colega, tenho outra opção e creio que seja mais fácil.

Layout > Configurar página > Diferente na primeira Pagina > Aplicar (deste ponto em diante). Mantenha na pagina que você quer que não tenha número e a partir daí, execute o procedimento.

Anônimo disse...

Adorei, muito fácil e simples, ante era uma dificuldade da desgraça para conseguir fazer isso... VLWS mesmo!

Unknown disse...

Salvou a Minha Vidaaa!!!!
Obrigadaaaa mesmo!

Dan. disse...

Valeu! ... =]
Aprendi...

Anônimo disse...

Na mosca. A orientação me ajudou muito, resolvendo a minha dificuldade.

Anônimo disse...

Nossa perfeito. Agora resolveu meu problema de varios anos. uhuulll \o/

Unknown disse...

Muuuuuuuito obrigada! Tô desde cedo tentado, pesquisei em vártios sites. Só aqui consegui na primeira. Parabéns! Deus te abençoe sempre!

Unknown disse...

Muito obrigada! muito bem explicado e ajudou muito!

Daniel Fernandes Filho disse...

Muito obrigado. Ajudou Muito

Anônimo disse...

(Hugo) Muito obrigado cara, foi muito útil, é disso que nós precisamos, objetividade e clareza.

Anônimo disse...

fiz, mas quando clico no layout da página>quebras de seção> próxima página, aí se insere uma pág. em branco e quando enumero as páginas, a numeração só vai até o término da introdução. o que faço

Unknown disse...

"Corra para o abraço" *-* É essa mesma a vontade que tive de fazer agora.
Que emoção! Depois de tanto sofrimento finalmente uma solução prática.
Estou eu aqui morrendo de amores por esse texto maravilhoso que me ajudou e me ajudará ainda muito kkk

Anônimo disse...

Obrigada VC acabou de me livrar de um grande pesadelo!
Mi :)

Malu Krettli disse...

entendi nada

Anônimo disse...

Tava querendo fazer sem ler direito. Li direitinho e deu certo, ajudou muito. É só ler e fazer o que manda, Mel

Anônimo disse...

Melhor! agora sei fazer graças a vcs

Anônimo disse...

Obrigada, deu certo.
Estou tentando configurar as paginas a exatas 7 h e 40 min, mas só deu certo quando eu lí o esse post.
Lí inúmeros sites com esse tema mas somente esse foi objetivo e claro.

Centro Interescolar de Línguas 02 de Brasília disse...

Ok, mas como eu faço para, no meio do trabalho, não contar uma página a ficha catalográfica, por exemplo?
Obrigado

Leandro Marques disse...

Valeu cara, salvou minha vida :D

Unknown disse...

Caraca véio, uma coisa tão simples. Me ajudou muito. Valeu!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Nossa parabéns, levei anos tentando descobrir, obrigada

Unknown disse...

muito bom obrigada!

Unknown disse...

Gratidão !!

Professora Rute de Castro disse...

Detalhado assim ficou fácil. Obrigada.

Arquiteta Vera Gomes disse...

No meu tcc a numeração das páginas estão corretas, porém a Capa aparece como contada no pc. Tenho 13 pág. antes da Introdução que é a pag. 14 e no prompt do pc aparece como 15. A banca da Universidade não aceita e eu não sei como resolver. Pode ajudar-me?

Anônimo disse...

OBRIGADAAAAAAAA!!!

FILIPE SALVINO disse...

Vlw, Deus abencoe, Ajudou

Néia Lages disse...

MUITO OBRIGADA...ESTAVA DOIDA JÁ KKK

ComuniCat disse...

Ajudou muito. Valeu.
www.comunicat.pet

Carmen Vasconcellos disse...

Olá,irmão. Desculpe minha falta de jeito com tecnologia. Gostaria de tirar uma dúvida contigo. Eu incluí epígrafe entre os capítulos e epígrafe não é numerada. Por exemplo meu capítulo 1 termina na página 20. Aí vem a epígrafe e depois inicia o capítulo 2 que seria a página 21. Faço do mesmo jeito que você ensinou? Muito obrigada.

Postar um comentário