Atualmente os espaços dos aeroportos e aviões não são muito acessíveis aos surdos, não importa qual o nível de surdez. São inúmeras barreiras, tais como os funcionários no check-in, as informações do alto-falante, no embarque, mensagens do piloto e das aeromoças e os vídeos exibidos no vô. Raro é ver língua de sinais por lá, portanto, precisamos de uma revisão na forma de acessibilidade aos surdos, consumidores tambem.
A Infraero, empresa pública do Brasil, administradora de alguns dos principais aeroportos do país, tem cumprido parte das exigências e fala sobre a preocupação dos funcionários para o melhor atendimento deste público. Eles tem organizado um curso de Libras nos aeroportos, há 7 anos, e até hoje já capacitaram 3264 empregados.
Quais são as exigências?
São normas do governo federal, que estabelece que pelo menos 5% de empregados de empresas publicas devem estar capacitados para o uso e interpretação da Libras. O bom é que ter este número mínimo de funcionários acaba integrando os funcionários surdos da própria empresa.
O site oficial da Infraero é http://www.infraero.gov.br. Confira o vídeo abaixo sobre:
_________________________________________________________________________
0 comentários:
Postar um comentário