segunda-feira, 12 de novembro de 2012

6º Exame Prolibras - 03/03/2013

Não, você não leu errado.
Sei que você, assim como eu, procurou em sites de pesquisa como Google, no site do Ines, na UFSC, e, frustrado, só encontrava informações sobre o Prolibras 2011. Pois bem, finalmente, as inscrições para o Prolibras 2013 finalmente é uma realidade!!!

Vai funcionar da seguinte maneira:
De 31 de outubro a 05 de dezembro estarão abertas as inscrições para a 6ª edição do Sexto Prolibras. Você só poderá participar se concluir o Ensino Médio até 03/03/2013. O exame será realizado no dia  e terá duas fases: 
A primeira fase será realizada em 03/03/2012, e será composta de uma prova objetiva, de caráter eliminatório. Para saber detalhes sobre esta primeira prova, acesse o edital, item 3, disponível em http://www.prolibras.ufsc.br/edital.html em vídeo ou em pdf.
Dia 05/03/2013 serão divulgados os resultados da primeira fase a partir das 8h30 e, se aprovado, irá para a:
A segunda fase, que será realizada em 06/03/2013, e será uma prova prática, específica para cada modalidade de certificação (Ensino da Libras ou Interpretação). Para saber detalhes da prova prática, acesse o edital. (link acima).

Toda a bibliografia recomendada está disponível no edital. Para saber mais detalhes do 6º Prolibras, acesse o site http://www.prolibras.ufsc.br/.
Boa sorte!

Peraí, o que é Prolibras?
Se aprovado, o candidato será certificado pelo MEC para atuar no ensino da Língua Brasileira de Sinais e/ou para Realizar a interpretação da Língua Brasileira de Sinais para o Português e vice-versa. É organizado pelo Ines em parceria com a UFSC

_________________________________________________________________________
Cesar Braz é Professor Interlocutor de Libras, intérprete e blogueiro. Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduando em Tradução e Interpretação - Libras/Português pelo Instituto Singularidades. Criador do [Por Sinais: Libras em discussão].
E-mail: cesar.braz@outlook.com

19 comentários:

Anônimo disse...

Valeu mesmo...realmente eu também estava me matando para encontrar informações sobre esse exame.
Obrigada

Anônimo disse...

Realmente, a demora foi grande, não vamos deixar passar esta oportunidade. Não sabemos quais são os planos deles para o futuro.
Abçs!

geisy disse...

não haverá mais certificação a nivel superior? E quem já tem prolibras nivel médio e quiser fazer para superior?
não encontrei nada explicando o porque. Obrigada, aguardo respostas!

Anônimo disse...

queria um informação. A prova pratica de proficiencia no ensnio de libras deve ser toda realizada em libras ou só a presentação do candidato, sendo as demais explicações podendo ser feitas em Lingua Portuguesa...pois no edital não fica claro

Anônimo disse...

Realmente, Geisy, não haverá certificação desta forma. Pelo que parece, este tipo de classificação não é mais utilizado, porem não há nenhuma declaração formal para isso.

Neste de 2013, segundo o edital, terá como objetivo certificar Proficientes no ensino da Libras ou Proficientes na tradução e interpretação da Libras-Língua Portuguesa.

Anônimo disse...

Depende, Anônimo. Se for a certificação para o ensino, veja no ponto 4.6.6. A fluência, vocabulário, classificadores, uso do espaço expressão facial, nota máxima de 4,00 neste quesito, alem do plano de aula valendo 1,00, contextualização do tema valendo 2,00, domínio do conteúdo 2,00 e utilização adequada do tempo de apresentação do tema atribuído valendo 1,00.

Se for a certificação para tradução e interpretação, conforme o item 4.7, há a apresentação pessoal em Libras, segunda parte será assistir um vídeo em Libras e traduzi-lo para portugues, e na terceira parte será um vídeo em Portugues para ser traduzido por você em Libras. Abçs!

Anônimo disse...

quero muito participar do prolibras 2013 mais não participei da primeira nem segunda fase... será que existe a possibilidade de eu fazer ainda esse ano???

dani disse...

O Lá quando sera as novas inscrições do PRÓ LIBRAS EU PERDI AS INSCRIÇÕES,GOSTARIA DE SABER SE AINDA PERA ESTE ANO DE 2013, HAVERÁ NOVAS OPORTUNIDADES DE FAZER O PRO LIBRAS, POR FAVOR SE PUDER ENVIAR PARA MEU EMAIL ....
daniellebandeira.santos@hotmail.com...obrigado desde já....

Anônimo disse...

Anônimo, desculpe a demora na resposta. Então, pelo que tem acontecido todos os anos desde a existência do Prolibras é o fato de organizarem a prova uma vez no ano somente, porque é muito complicado e complexo organizar estes exames, a contratação de pessoas, enfim.

Por isso, estamos torcendo para que no ano que vem seja oferecida, pois ano passado não foi!
Abraço!

Anônimo disse...

Dani, boa tarde! Como eu disse realmente não haverá outro Prolibras em 2013, somente em 2014. Mas fique atenta, pois o edital para 2014 sempre aparece em meados de agosto à novembro.

Abraço!

Anônimo disse...

COMO DEVO MI ESCREVER,SOU PROFESSORA DO AEE E TENHO VONTADE DE FAZER O PROLIBRAS.O QUE FAÇO?

Anônimo disse...

olà quero me escrever no setimo prolibras.como faço.e depois como e o teste e comopoço me preparar

Unknown disse...

olá, ouvi dizer que em outubro abrirá inscrições por pro libras na universidade federal de Roraima, sabe me dizer se é verdade? Pois nos sites não encontro nada sobre o pro libras 2014 ou sétimo pro libras. Rayana

Unknown disse...

Li no tema que era INSCRIÇÕES 2013 PROLIBRAS , mas não nada de inscrições. Ou entendi errado??

Unknown disse...

Quando será o sétimo exame Prolibras? Como é difícil encontrar informações sobre esse assunto...

Anônimo disse...

Gente, esta notícia é antiga e fala sobre o Prolibras que aconteceu em Março de 2013. O próximo ainda não temos notícias...

Anônimo disse...

por favor quando será o prolibras 2014?

Anônimo disse...

César vc diz para ficar atento para as inscrições 2014 e que provavelmente será aberto de agosto a novembro mas onde devo ficar de olho

Rogério (Projeto DDLC) disse...

Prezados, a marca e logomarca PROLIBRAS, inclusive o logo PROLIBRAS postado no seu canal é agora minha marca registrada no INPI sob o número do Processo: 923596534. Solicito a remoção imediata, sob pena de multas e processos administrativos.

Postar um comentário