Artigos em destaque

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Ensinando duas linguas ao bebê acelerando sua aprendizegem

Imagine se você pudesse se comunicar com seu bebê antes de ele ou ela poder falar. A língua de sinais do bebê ouvinte reduz a frustração, acelera o desenvolvimento verbal e reforça as competências cognitivas. Tambem aumenta a ligação entre pais e filhos através do tempo gasto ensinando sinais para o bebê.
Pesquisas revelam que crianças pré-verbais podem se comunicar através do uso da língua de sinais muito antes de poderem verbalizar as suas necessidades. 
O site http://mysmarthands.com/ é de uma instituição que oferece aulas e workshops baseados no uso de sinais ASL (Língua Americana de Sinais). É muito interessante! Alem do benefício do bebê já aprender duas línguas simultâneas. É necessário pesquisar como que se faz para que o bebê não use as duas línguas simultâneamente. Me desculpem, mas realmente eu não conheço.
Qualquer novidade, avisarei. Sinceramente, estou pensando seriamente em investigar mais sobre a aprendizagem de sinais para crianças ouvintes! Ciência, aí vou eu, hehe. 

_________________________________________________________________________
Cesar Braz é Professor Interlocutor de Libras, intérprete e blogueiro. Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduando em Tradução e Interpretação - Libras/Português pelo Instituto Singularidades. Criador do [Por Sinais: Libras em discussão].
E-mail: cesar.braz@outlook.com

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Música no silêncio. Pode isso?

Um dia estava conversando com um amigo e mostrando como eu interpretava uma música. Então ele fechou a cara e falou que acredita não fazer sentido para o surdo ver a tradução de uma música. Disse que pode ser que o surdo queira saber o conteúdo da música mas se o surdo dançasse com a música e 'cantasse com as mãos' seria como se ele tentasse se incluir no mundo dos ouvintes.
Na realidade, esta pode ser a opinião de algum surdo, mas não é geral. Como pode isso? Simples: Cada surdo tem um nível de surdez diferente.  Cada pessoa surda pode ter um nível de surdez mais leve e outra pode ter um nível mais severo.

Por exemplo, pode haver surdos que irão gostar de apreciar a Rádio em Libras, aqui do lado na coluna deste blog, e pode haver uns que não irão se interessar. Conteúdo da música, beleza da interpretação, resquício do som, enfim, tudo pode ser o motivo de um surdo gostar da música. Porem pode sim haver quem não aprecie nenhum destes aspectos, e quem nem possa captá-los. Um outro exemplo é uma amiga que ficou surda quando bebê, e que quando dirige gosta de colocar música para tocar. Como pode isso? Ela sente a vibração e consegue escutar algumas partes da música. E ela tem prazer em escutar.

Muitos tem questionado a interpretação na igreja, onde os surdos cantam junto com o interprete. Alem de sentirem a vibração, o interprete tem a função de interpretar a música, passando o sentimento captado por ele e passando pelos movimentos. É por isso que dizem que cada interprete interpreta uma música de uma forma, pois isso parte do que ele está captando da música. E porque não dizer que há surdos tambem que sim, gostam de fazer parte do mundo ouvinte? Ou que há surdos que gostam de sua vibração? Há até surdos que gostam sim de cantar em LIBRAS. Há baladas preparadas para surdos em São Paulo/SP que são próprias para eles, com a música um pouco mais alta e com o chão de madeira, para que a vibração seja forte. E sim, eles se divertem e dançam conforme a música.

Então, antes de dizer do que os surdos gostam ou não gostam, porque você não experimenta perguntar para eles mesmos? Eles, mais do que ninguem, sabem dizer muito bem o que gostam e o que não gostam. Garanto que você vai se surpreender com as respostas, descobrindo muito mais motivos que esses para gostar ou não de música. Devemos respeitar suas opiniões e não ditar o que é certo ou errado para eles, mas que cada um olhe o seu próprio caminho.

_________________________________________________________________________
Cesar Braz é intérprete e instrutor de Libras. Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, especializado em Tradução e Interpretação - Libras/Português. Criador do [Por Sinais: LIBRAS em discussão].

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Novo Espaço do Interlocutor de Libras

Postagem apresenta o novo Espaço do Interlocutor de Libras, uma nova página no Facebook do "Por Sinais" especializada nesta profissão recente que envolve a Libras.

Conheci esta profissão com colegas em meu curso de Libras e comecei a buscar por oportunidades deste tipo. Fui selecionado, porem por motivos maiores, não aceitei, mas pretendo iniciar ano que vem.
Enquanto não entro na área, resolvi criar este espaço, tão escasso na internet.
Conheço alguns colegas que são da categoria e enfrentam dificuldades quanto a aceitação do professor interlocutor em classe, tanto por parte dos professores em geral, quanto da diretoria. Considero isto normal, visto que nunca sairam daquela "sardinha", porem acredito que este é o caminho: Eles estão se incomodando e isso é um bom sinal.
Não estamos sós. Contamos com o apoio do Centro de Apoio Pedagógico Especializado - CAPE, orgão do estado, que nos dá apoio tanto na área do conhecimento, na capacitação e na gerenciação destes conflitos, em prol do crescimento da comunidade escolar local.

Pensando nisso, criei a página, que é um espaço onde será disponibilizado textos, leis, decretos, e tudo quanto vier a ser útil para nós, e seu acesso ficará do seu lado direito da página. Lá tambem há a area de comentários que funcionará como um fórum, para que sejam compartilhadas experiências e materiais que você possa achar interessante, alem de eventos em geral.
Esta página é sua, e toda ajuda será bem vinda! - E se desejar ser colaborador, é só contatar-me mandando uma mensagem pela página.
Bem vindo ao Espaço do Professor Interlocutor de Libras!

_________________________________________________________________________
Cesar Braz é intérprete e instrutor de Libras. Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, especializado em Tradução e Interpretação - Libras/Português. Criador do [Por Sinais: LIBRAS em discussão].